So curious





De acordo com um estudo publicado no jornal da Associação Dental Norte-americana (ADA) em agosto de 2009, os ruivos naturais têm uma mutação genética capaz de afetar a habilidade cerebral de processar remédios contra dor, como o Novocain. Trata-se de uma variação do receptor genético melanocortina-1. A principal autora do estudo, Catherine Binkley, ainda observou que, por causa da dor, os ruivos são mais propensos a fugirem dos dentistas e a pedirem doses maiores de anestesia.

Foi na Inglaterra do século XVIII que testaram em humanos as primeiras vacinas contra a varíola. As "cobaias" foram sete criminosos que, como recompensa, ganharam a liberdade. Ficaram livres, inclusive da doença.


Existem 26 bilhões de células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

Clonagem
A palavra clone vem do grego Klon, que quer dizer "broto". Ela foi criada para denominar indivíduos que se originam de outros por reprodução assexuada, como ocorre em laranjeiras, pessegueiros e roseiras. Quando cortamos seu caule em várias partes e plantamos as "mudas", cada uma delas origina uma cópia idêntica à planta original.

Um clone é um ser geneticamente idêntico ao ser copiado, ou seja, ele tem as mesmas características da matriz. Assim, se você for clonado, sua cópia vai ser produzida segundo o mesmo manual de instruções usado para fazer você. Esse guia é o genoma e tem um capítulo especialmente reservado para a criação de cada característica física sua, como o formato dos dedos ou o peso do coração. Cada um desses capítulos é chamado de gene.

Não é possível ainda clonar apenas órgãos. Na verdade, os cientistas são capazes de "copiar" algumas células que formam o órgão, e não o coração ou o pulmão inteiros. Elas são retiradas de embriões e do cordão umbilical e ainda não têm função específica. "Através da injeção de nutrientes e enzimas, podem ser programadas para ficar do tipo que desejamos, como as da pele ou do pulmão," explica a geneticista Mayana Zatz, do Instituto de Biologia da USP. Após a divisão celular, elas são injetadas no órgão correspondente para substituir as doentes.

A clonagem de células-tronco embrionárias, que são células que ainda não se diferenciaram em tipos, foi realizada pela 1ª vez em 2004 por pesquisadores sul-coreanos da Universidade Nacional de Seul. A técnica permite que, depois de coletadas, elas sejam cultivadas e transformadas em variedades específicas. Assim pode-se, por exemplo, criar células específicas para reparar defeitos em um organismo.

O primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta foi a ovelha Dolly. Ela foi sacrificada em fevereiro de 2003 quando atingiu seis anos, pois estava com uma doença pulmonar progressiva.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

O Calcanhar-de-Aquiles é uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto fraco de uma pessoa.

Fonte: Guia dos Curiosos

Postar um comentário

0 Comentários