Ötzi ou Múmia do Similaun


Ötzi ou Múmia do Similaun é uma múmia masculina bem conservada com cerca de 5300 anos. A múmia foi encontrada por alpinistas nos Alpes italianos em 1991, em uma geleira dos Alpes de Ötztal perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália. O apelido Ötzi deriva do nome do vale da descoberta. Ele rivaliza a múmia egípcia "Ginger" no título de mais velha múmia humana conhecida, e oferece uma visão sem precedentes da vida e hábitos dos homens europeus na Idade do Cobre.
Ötzi foi encontrado por dois turistas alemães, Helmut e Erika Simon, em 19 de setembro de 1991. Eles primeiro pensaram que se tratasse de um cadáver moderno, como diversos outros que são freqüentemente encontrados na região. O corpo foi confiscado pelas autoridades austríacas e levado para Innsbruck, onde sua verdadeira idade foi finalmente estabelecida. Pesquisas posteriores revelaram que o corpo fora encontrado poucos metros além da fronteira, em território italiano. Ele agora está exposto no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, Bolzano, Itália.


Atualidades: Pesquisadores do instituto para múmias de Bolzano na Itália, após realizarem sequenciamento genético no Homem de Ötzi, concluíram que ele não gozava de boa saúde: estava com cáries, artérias endurecidas e tinha intolerância à lactose. Como descobriram isso? vou pesquisar e depois eu conto.
Texto em negrito retirado da Wikipédia
Atualidades de hoje no correio brasiliense

Postar um comentário

0 Comentários