Curiosidades


"...vários escritores ficaram famosos devido às manias que deixaram associadas ao seu trabalho criador. Alexandre Dumas (pai) só conseguia escrever envergando uma larga túnica de cor vermelha e usando sandálias. Por seu turno, Pierre Loti, fascinado pela cultura oriental, só conseguia escrever vestindo trajes daquela região do mundo e trabalhando num escritório decorado igualmente com adereços provenientes do Oriente.
Quanto a Chateaubriand, em vez de escrever, ditava os seus textos ao secretário, deambulando descalço de um lado para o outro do seu gabinete de trabalho. Já Montaigne, o fundador do ensaísmo moderno, só conseguia escrever no recolhimento da torre do seu castelo de família. Victor Hugo compunha os seus poemas em voz alta, só os passando ao papel quando a sonoridade do que ouvia o conquistava. Por sua vez, Gustav Flaubert, não era capaz de escrever uma só linha se primeiro não tivesse fumado o seu cachimbo.
Por último, Honoré de Balzac tinha o hábito de dormir entre as seis da tarde e a meia-noite. Quando a criada o despertava, vestia uma larga e confortável túnica branca e trabalhava entre 16 a 18 horas seguidas, ingerindo litros de café."
Texto: José Jorge Letria
Imagens: Shiori Matsumoto

Postar um comentário

0 Comentários